barra de botoes horizontal

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Conheça as Falésias, a face Norte da Serra Caiada!

A face norte da Serra Caiada é tradicionalmente conhecida pelo nome de Falésias. Com parede levemente negativa e bons regletes, é um setor de vias esportivas fortes, onde está a via mais difícil encadenada na Serra até hoje, a Monstros S/A IXc.

Para chegar às falésias, siga pela trilha da face leste à direita, acompanhando a parede principal até o seu final. Então, siga à esquerda por um pequeno trepa-pedra até chegar a um cabo de aço. Daí é só seguir o cabo até o setor, mas atenção com essa travessia! Recomendamos que utilize solteira e sapatilha, uma vez que a trilha segue relativamente íngreme por uns 20m.

A melhor época para se escalar nas falésias é durante o verão, quando a parede passa o dia praticamente inteiro na sombra. Pela época do encontro, provavelmente só haverá sombra no final da tarde.

Visão geral das falésias


A primeira via do setor, e uma das mais bacanas da Serra, é a Adios Amigos VIIIa. Conquistada em 21 de abril de 1998, é possivelmente a primeira via de oitavo grau do Nordeste. Apesar de não ter nenhum lance de grande dificuldade técnica, a via pega pela resistência, por causa das longas sequências de regletes na parede levemente inclinada. Linkar todos os lances é que é o problema... Vale muito à pena entrar, mesmo que você não esteja escalando essa graduação!

Jalon Medeiros, na Adios Amigos VIIIa (Foto Leo Boulderman)

Logo após está a Transmentos de Pensaferência VIIc, via que começa forte, dá uma aliviada e segue por um diedro aberto, muito bonito.

A Ressureição do Stickclip é a via "mais fácil" do setor, um VIIa de pressão, curtinho, com 4 grampos e regletes não muito maiores que uma falange. Só tenha cuidado com a última agarra da via, uma laca meio solta que assusta um pouco, mas acreditamos que não irá cair tão cedo... De toda forma, como seguro morreu de velho, pegue nela com carinho, hehehe...

A Lascôsse, Reiosse Vôtz VIIIc foi conquistada como VIIc, mas a quebra de algumas agarras-chave fez sua graduação subir um grau inteiro. É uma via muito forte, praticamente sem descansos, que exige bastante da ponta dos dedos.

Na sequência da parede, vem a Monstros S/A IXc, que, até agora, só recebeu cadenas dos escaladores Thiago Balen (RS) e Cauí Vieira (PE). Porém, após a quebra de uma das agarras ainda não teve nova cadena, e precisa de re-confirmação do grau.

Cauí Vieira (PE) na Monstros SA



Juan Alves na Monstros S/A

A via O Retorno do Jedi IXa é outra linha muito forte, extremamente técnica e bem movimentada, que apesar de ser um projeto antigo iniciado pelo Edervan Menger, somente teve sua grampeação concluída no final do ano passado, por Júlio "Francês" Pimentel e Leo "Boulderman" Rocha. A primeira e única cadena foi do Francês, e a via ainda aguarda a confirmação do grau.

Leo "Boulderman" Rocha, na via O Retorno do Jedi (IXa)

Após a Retorno, vem a Quebra-queixo-VIIb. Sua linha segue um bonito diedro em diagonal para a direita, com boas agarras, e possui leitura capciosa, mas não vou entregar os betas de mão beijada por aqui, hehehe... 

Dani Santos (BA) na Quebra-queixo

A última linha do setor é a Acapulco's Forever, um IXb de quatro chapas bem negativo, com uma saída muito forte e nenhum descanso até o final. Foi aberta pelo Thiago Balen (RS) e pelo Ralf Côrtes (RJ) quando estiveram aqui em 2010 para a I Copa RN de Escalada Indoor, e até hoje só recebeu cadena do Balen. O grau também precisa de confirmação.

Há ainda um projeto com uma única chapa após a Acapulco's, aguardando ser finalizado.


Ainda essa semana publicaremos uma nova matéria sobre um dos setores da Serra! Fiquem por aqui!

Bons ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros

Parceiros