barra de botoes horizontal

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ESTHERMINADORA "exterminada" por Júlio Pimentel "Francês"

Depois de muito trabalho na via de nome bem sugestivo e apropriado, Júlio Pimentel "Francês", escalador cearense radicado no Rio Grande do Norte, consegue, durante o último fim de semana, a cadena e primeira repetição da Via Estherminadora. A primeira ascensão ficou por conta do escalador Thiago Balen (RS).
Abaixo segue relato do próprio Júlio, falando da  via e do processo até à cadena e algumas fotos:
"Comecei a trabalhar a via quando vim morar aqui em Natal – RN, no final do ano passado. As primeiras entradas eram muito frustrantes, não conseguia sequer isolar o lance inicial da sequência do crux. Nem imagino quantas vacas tomei tentando de sair das duas agarras ruins, mandar um dinâmico longe pra caramba e catar um frisozinho."
Foto por Anaceli Vieira
"Trabalhar a Estherminadora, na verdade, foi uma grande escola. Normalmente me dou bem em regleteira, em paredes levemente negativas. Não que eu ache este tipo de via a mais bonita, mas é este o tipo de escalada que tenho mais facilidade. Já a Estherminadora é completamente diferente.

Ela sai do chão num boulder clássico de Serra Caiada, o Autoreverso – V0, fazendo uma viradinha de teto e seguindo uns lances fáceis até a primeira chapa a uns 4-5 metros do chão. Depois de clipar a segunda chapa começa uma longa sequência boulderística de pressão, mesclando abaulados, dinâmicos, batentes, muita tensão corporal e finalizando após um bidedo raso e uma dropada insana para pegar num agarrão. Daí para cima a via continua bem negativa mas as agarras vão melhorando. Felizmente, logo antes de tocar este último trecho , consigo relaxar um pouco os braços numa entalada de joelho sofrível (as marcas na minha coxa estão aí para contar a história)."



Foto por Anaceli Vieira

"A Estherminadora foi equipada pelo Leo Boulder, daqui mesmo de Natal. O cara foi um visionário! A via é mega tombada e segue uma bonita linha de agarras que à primeira vista parece difícil de acreditar que é possível escalar aquilo. A única cadena tinha sido do Thiago Ballen, que atropelou a via na segunda entrada e sugeriu um 9b."


Foto por Anaceli Vieira


"Todo mundo fica me perguntando sobre o que acho do grau. Já mandei alguns 9a's em São Bento e no Cipó (já mandei a Inércia - 9b, em São Bento do Sapucaí, mas o grau desta via não é consenso no local). Destas, a via que mais se aproxima ao estilo de escalada da Estherminadora é a Morfina, no Cipó, que mandei no quinto dia trabalhando. Sem dúvida nenhuma, diria que a Estherminadora é no mínimo um 9b (cheguei no 5.13, yeah!!!). Não tenho bagagem suficiente para dizer que a via é um 9c, mas tenho vontade! Hehehehe Que venham outras cadenas para confirmar o grau!"



Foto por Tom Alves

"Ah, também gostaria de agradecer às inúmeras que pessoas que participaram e me ajudaram nessa conquista. A todos aqueles que me deram segurança (muito pacientemente!), betas e muito kmon!!! Valeu mesmo!!!"


PARABÉNS "FRANCÊS"!!!
Mas diz aí, qual o próximo projeto?!

3 comentários:

  1. O Leo Boulder é mesmo um visionário! Não quero tirar em nada o mérito dele, mas devemos resgatar a história dessa via... se n me engano a Estherminadora foi equipada coletivamente no Encontro de escaladores do NE 2007 (acho que foi nesse ano, certo?), sendo decifrada por um grupo de escaladores que ficaram trabalhando (redpoint) uma possível linha, a qual já vinha sendo observada há anos como única possibilidade de cortar ao meio o belíssimo teto de Serra Caiada. PARABÉNS JULIO, essa façanha é mesmo incrível!

    ResponderExcluir

Parceiros

Parceiros