No último sábado, dia 15, alinhada a uma manifestação de ordem nacional, a Associação de Escaladores do Rio Grande do Norte prestou sua singela homenagem ao montanhista Bernardo Collares, que faleceu em um acidente enquanto escalava a via Afanassief no Fitz Roy, Argentina, no dia 3 de janeiro.
Bernardo era presidente da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro e vice-presidente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada. Além de grande escalador, Bernardo era um verdadeiro ativista do montanhismo, tendo lutado pela organização e reconhecimento do esporte junto às autoridades.
No Rio Grande do Norte, Bernardo conquistou duas vias na Pedra de São Pedro, Sítio Novo: Banho de Lua e Moléstia da Cachorra. Além disso, foi de fundamental importância para a consolidação da Aern, ao incentivar sua fundação e intermediar sua filiação à CBME.
Durante a homenagem, foram ocupadas as vias do setor dos negativos, na parede principal. As vias escaladas foram: Desvio de Conduta, Quinto Elemento, A Hora da Verdade, Penélope Charmosa e Tião Gavião.
Para saber mais:
Comunicado Oficial da FEMERJ
Depoimento do escalador Maurício Clauzet, relatando as dificuldades de um possível resgate
Rapaz...mas o Júlio escala mesmo heim? Nem pra tirar a foto o homem se desencorda! hehehehe
ResponderExcluirQuem é esse fantasma do lado do francês? Ta parecendo a alma do Léo... Seu eu acreditasse nessas coisas ia dizer que era a alma do Bernardo...
ResponderExcluirNem pude ir mas escalei fim de tarde na Boca! Acho que também vale! ;)
ResponderExcluir