terça-feira, 3 de agosto de 2010
Montanha do Oeste: Projeto de Lei (PL 7288/10) que prevê normas para ...
Montanha do Oeste: Projeto de Lei (PL 7288/10) que prevê normas para ...: "O projeto de lei, elaborado pelo senador Efraim Moraes, que já foi aprovado no Senado Federal e tramita na Câmara dos Deputados desde maio d..."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O ProjLei mais badalado entre os escaladores até agora.
ResponderExcluirAcho importantíssima a discussão em torno dessa matéria, principalemente porque pode afetar a todos nós.
Não devemos misturar a parte turística com a parte esportiva. Uma coisa é quando alguém se dispõe a guiar outra pessoa pelos ambientes de montanha, aí sim deve ser certificada e regulamentada (podendo se encaixar como turismo), agora o montanhista nato, aquele amante da natureza que vai à rocha justamente buscar liberdade e praticar o seu esporte não pode nunca ser submetido a tal credenciamento, o que fere todos os princípios do montanhismo.
Tal qualificação exigida pelo projeto de lei será possivelmente feita por empresas que deverão cumprir vários quesitos, mas não garante de forma alguma a capacitação desses profissionais. É como se eu colocasse um escalador que acabou de concluir o CBE para dar cursos, e é o que acontecerá. Resultado: Desastre maquiado de qualificação.
tenho dito
Sem falar que deixa de fora a CBME-Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada em favor da ABETA-Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura.
ResponderExcluirA pergunta é: quem nós montanhistas queremos para nos regulamentar, uma Confederação que vem nos apoiando e lutando pelos direitos dos montanhistas e escaladores ou uma entidade que defende o direito dos empresários do ramo turístico?
O Dep. Walter Feldman (relator do Proj. de Lei) se manifestou no Twitter a respeito das reivindicações dos montanhistas, com a seguinte frase:
ResponderExcluir"Compreendi profundamente o esporte qdo estive na Secretaria. Não vou decepcioná-los na relatoria deste Projeto de Lei."
É a voz maciça fazendo pressão, tomara que ele cumpra o prometido.