barra de botoes horizontal

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Novos moradores de Serra Caiada

Há alguns dias quem visita Serra Caiada, tem tido a oportunidade de observar 2 novos moradores. São 2 filhotes de Águia Chilena (Buteo melanoleucus) ou Gavião pé de Serra como são conhecidos no NE do Brasil.

Águia Chilena (Buteo melanoleucus)

Na serra existe 1 casal, que desde 2007 vem sendo acompanhando por Denn (Biólogo/Escalador) em estudo de comportamento animal desta espécie. Ele conta que a 10 dias os filhotes começaram a ensaiar seus primeiros vôos, sempre na face leste da Serra onde esta localizado o ninho. Este ano tivemos um período de chuva longo, permitindo a presença de muitos animais (presas) na área, o que contribuiu para uma postura maior de ovos, já que nos anos anteriores (2007/2008) tivemos apenas 1 filhote na área ao final do ciclo reprodutivo.

Esta espécie sempre chama a atenção, principalmente quando se escala na Face Leste, nas vias tradicionais (clássicas), onde as Águias passam a poucos metros dos escaladores em vôos rasantes ou até mesmo planando próximos a estes, proporcionando um contanto maior com a natureza.


Créditos imagens: Anaceli

Créditos texto: Denn Malloy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros

Parceiros